Viva seu caminho

Na CCR, cuidamos dos serviços de infraestrutura de mobilidade humana para que as pessoas possam cuidar melhor dos seus próprios caminhos.

Este é o nosso propósito, o que nos move em cada dimensão do nosso negócio, o que nos inspira em cada relação que construímos, com clientes, parceiros, colaboradores, poder concedente, comunidades e com a sociedade como um todo.

Trabalhamos pela mobilidade humana todos os dias, construindo infraestrutura, implementando serviços, oferecendo oportunidades,valorizando a diversidade, ajudando pessoas a descobrirem novos começos, novos fins, e a fazerem seus próprios caminhos. Isso é mobilidade humana.

Reafirmando nosso compromisso com a transparência, neste relatório você poderá se aprofundar nas soluções de investimentos em serviços de infraestrutura e ações de ESG (ambiental, social e governança) para melhorar a mobilidade humana e contribuir com o desenvolvimento das regiões onde atuamos.

CCR. Viva seu Caminho.

Mensagem da Presidente do Conselho de Administração

Ao fazermos uma retrospectiva do que aconteceu na CCR nos últimos 5 anos temos a recompensadora sensação de que concluímos um período de grandes e profundas transformações que nos permitirão avançar pelos próximos anos com segurança e sustentabilidade.

Eu ousaria dizer que fizemos a mais abrangente e criteriosa reformulação de Governança e Gestão já empreendida por uma empresa brasileira de capital aberto.

O que conquistamos desde 2018 e o que consolidamos no ano de 2022 provam que fomos bem-sucedidos.

Apoiamos nosso trabalho em 4 grandes eixos centrais.
Em primeiro lugar – e para nosso grande orgulho -, valorizamos nosso Capital Humano. Em paralelo revisamos nossas Estratégias e enfatizamos a importância de uma Execução esmerada, o que aconteceu de forma orgânica, pois a companhia já era reconhecida pela sua capacidade operacional e pela excelência de suas entregas. Por fim, mas não por último, pudemos constatar como foi importante cuidar de nossa Reputação, associando-a de forma direta à Governança da Companhia.

Prova disso foi o interesse de dois grandes grupos brasileiros de se juntarem ao nosso projeto. Ao adquirirem a participação da Andrade Gutierrez, um sócio histórico, a Itaúsa e o grupo Votorantim reconheceram a importância dos movimentos que fizemos para corrigir erros e para modernizar nossa Governança.

Concluímos um período de grandes
e profundas transformações

Ao observarmos mais de perto os avanços registrados no ciclo 2018/2022 – durante o qual concluímos um criterioso processo de consolidação da estratégia e de reformulação da estrutura de gestão -, pode-se constatar que os anos de 2021 e 2022 concentraram conquistas e otimização, que incluíram a redução de 5 para 3 Comitês, e do número de Conselheiros, de 13 para 11 membros.

Vencemos o leilão das rodovias BR-116/101 – RJ/SP e assinamos o acordo de reequilíbrio econômico com o governo de São Paulo, com impacto em nosso Valor Presente Líquido (VPL). O Negócio Rodovias também passou por um processo de unificação e de fortalecimento, com a holding assumindo papel de gestora do portfólio dos três Negócios.

Em Mobilidade, ganhamos nova concessão em transporte ferroviário urbano em São Paulo, onde também fizemos o reequilíbrio da Linha 4 do Metrô. Em Aeroportos, tornamo-nos o maior player desse mercado ao conquistarmos os blocos Central, Sul e da Pampulha (BH).

Em 2022 também progredimos muito nos campos social e cultural, com projetos importantes em todos os territórios onde atuamos. E também fortalecemos nossas atividades de ESG, de forma realista e sem alarde. (Nosso CEO detalha estes eventos em texto neste relatório.)

Voltando aos 4 eixos que sustentaram nossas mudanças em Governança e Gestão, quero me deter em especial ao capítulo Capital Humano.

Se hoje posso dizer que temos uma “Governança potente” posso fazê-lo porque colocamos as pessoas, nosso ativo mais importante, num papel central em todo nosso projeto. Fizemos uma combinação bem-sucedida de talentos internos e profissionais de mercado e renovamos a cultura de atendimento de qualidade e atenção ao cliente que sempre foi um valor central da companhia. Transitamos do conceito de B2B para o de B2B2C, colocando o cliente no centro de nossos esforços, mesmo quando tivemos que enfrentar problemas operacionais com novas concessões.

Enfim, desde os acontecimentos de 2018 até o final de 2022 pudemos criar um ciclo virtuoso, integrando gente, estratégia, execução e reputação.

Segurança e sustentabilidade

Colocamos o
cliente no centro
de nossos esforços

Sabemos que sempre haverá muito por fazer para que mantenhamos uma trajetória consistente e de sucesso e para que atinjamos nossos objetivos de longo prazo, atendendo às expectativas de nossos acionistas e de nossos stakeholders, com destaque especial para nossos colaboradores. Mas tenho certeza de que temos base sólida para sustentar nosso avanço, fruto de trabalho diligente desenvolvido nos últimos cinco anos.

Dou as boas-vindas aos novos membros de nosso Conselho de Administração e agradeço a todos os meus colegas por suas contribuições ao longo dos últimos anos.

À nossa Diretoria-Executiva um especial agradecimento pelo compromisso, pela dedicação, pelo foco e pelo profissionalismo, fatores que, sem dúvida, irão nos levar a novas conquistas, consolidando os ganhos já obtidos.



Ana Maria Marcondes Penido Sant’Anna
Chairwoman

Mensagem do CEO

O ano de 2022 foi marcado pelo início da retomada econômica e a consequente melhora nos indicadores operacionais relacionados à mobilidade humana: o pior da crise sanitária de Covid-19 ficou para trás, com os três modais em que o Grupo CCR atua, alcançando números relevantes.

Entre os principais resultados operacionais de mesma base, destaco o número de veículos equivalentes em nossas rodovias, que apresentou um aumento de 8%, o número de passageiros transportados em mobilidade urbana, cujo aumento foi de 38,6%, e o volume de passageiros em nossos aeroportos, que cresceu 54,1%. 

A unificação do Negócio Rodovias, a reestruturação do Centro de Serviços Compartilhados/CSC e a definição de equipes de engenharia dedicadas para cada um dos Negócios também contribuíram para garantir maior autonomia e velocidade na tomada de decisões: os três – Aeroportos, Mobilidade e Rodovias - se mostraram resilientes para cumprir a travessia com a escolha de projetos pautada pela disciplina na alocação de capital, a qual foi essencial nessa jornada, orientados pela holding em seu papel de gestora de portifólio.  

Depois de vencer importantes leilões no ano anterior, o ano de 2022 foi de consolidação e fortalecimento das operações.  Assumimos as novas concessões de Aeroportos, Mobilidade e Rodovias e investimos cerca de R$ 2,7 bilhões em 2022. Essas conquistas foram fundamentais para nosso crescimento, todas baseadas na agenda de alocação de capital, que é central em nossa estratégia.  Concluímos a alienação de dois ativos do portfólio (Quicko e TAS) bem como anunciamos a venda da SAMM, transações que comprovam nosso foco contínuo em gestão de portifólio.  Vale ressaltar que nossa estratégia de investimento e de crescimento continua direcionada ao Brasil, sempre nos modais onde atuamos.

O investimento de mais de R$ 1,4 bilhão realizado pela CCR Rodovias forma parte importante do conjunto de desafios superados ao longo de 2022. O Acordo fechado com o Estado de São Paulo foi o maior já celebrado no programa de concessões com grandes obras iniciadas nas regiões de Osasco e Barueri e outras já concluídas em Sorocaba e Mairinque.

Para a recém-conquistada concessão integrada das BR-116/Dutra e BR-101/Rio de Janeiro-Ubatuba, mantivemos a excelência de atendimento e serviços que já existia na Dutra e, para a BR-101, além de recuperar e fortalecer encostas danificadas já no nosso primeiro mês de operação, quando enfrentamos chuvas torrenciais, dedicamos atenção à infraestrutura de prestação de serviços, criando o SOS Usuário, com atendimento de socorro mecânico, inspeção de tráfego, atendimento pré-hospitalar e serviço 0800/WhatsApp. A unidade realizou mais de R$ 364,1 milhões em investimentos no primeiro ano e concluímos toda a infraestrutura para o início das operações do Free Flow, o primeiro sistema de pagamento eletrônico de pedágio sem cancelas do Brasil.

Contratação de
R$ 2,5 bilhões
em debêntures
de infraestrutura
sustentáveis

Investimentos em infraestrutura

Mantivemos foco na formação e na capacitação de equipes e nos investimentos de revitalização e modernização da infraestrutura recebida, especialmente da ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Antes de completarmos o primeiro ano à frente da concessão, o montante de investimentos alcançou R$ 1,2 bilhão em reformas de estações, aquisição de material rodante e em melhorias operacionais e de segurança.

Mais recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social/BNDES aprovou financiamento de R$ 4,6 bilhões, para a ViaMobilidade Linhas 8 e 9. Desse total, R$ 2,5 bilhões serão liberados na forma de emissão de debêntures de infraestrutura sustentáveis, com a certificação pelo próprio BNDES, tendo em vista a aplicação dos recursos em transporte de baixa emissão de carbono. Trata-se da maior emissão de debêntures de infraestrutura verdes (green bonds) ocorrida no mercado de capitais brasileiro, até o momento. Parte deste financiamento servirá para financiar a compra de 36 trens adquiridos da Alstom. Em breve começam a chegar estes novos trens. Serão 288 novos carros incorporados gradativamente à nossa frota.

E no modal aeroportos, após a mobilização para assumir 16 aeródromos simultaneamente, uma operação inédita globalmente, seguimos investindo naquilo que entendemos como essencial para as cidades e regiões em que estão as operações: identificação da vocação e desenvolvimento de mercados locais, atração de investimentos e modernização da infraestrutura de serviços. Em menos de um ano, trouxemos mudanças relevantes para esse portifólio de aeroportos, viabilizando 26 novos destinos, sendo alguns internacionais para Buenos Aires, Santiago e Montevidéu. A CCR Aeroportos já conta com 189 rotas, e, com o fim da pandemia, vemos perspectivas muito interessantes para esse segmento.

Em linha com o previsto no Acordo de Paris e a gestão das mudanças climáticas, comprometemo-nos publicamente em reduzir as emissões de gases de efeito estufa, submetendo nossa proposta de meta de descarbonização ao Science Based Target Initiative (SBTi) e aderimos ao Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil. Com isso, nos tornamos a única empresa do setor de infraestrutura a fazer parte desse Movimento, até agora. Somos protagonistas e co-fundadores do MoveInfra, movimento dos líderes de infraestrutura do país, cuja agenda está pautada em três grandes alicerces: segurança jurídica, atração de investimentos e compromissos socioambientais.

Ainda sob a ótica ambiental, social e de governança, realizamos nosso primeiro fórum ESG, para apresentar os resultados e objetivos estratégicos e de sustentabilidade da companhia, com destaque para a definição de 11 KPIs que passaram a fazer parte da composição de remuneração variável dos executivos. A iniciativa reforça a transparência e o nosso compromisso com a agenda ambiental, que segue plano diretor ESG, estruturado de forma transversal junto aos Negócios. A agenda social de 2022 foi de fortalecimento da estratégia e de recursos aplicados em projetos de Inclusão, por meio dos pilares de Cultura, Educação, Esporte e Saúde. A partir de uma curadoria das iniciativas, expandimos nossa atuação para novos públicos e novas regiões, potencializando os resultados com sinergias entre os projetos. Ao mesmo tempo em que buscamos a licença social de operação, levamos desenvolvimento para as regiões em que atuamos com vistas a deixar um legado de transformação e impacto para as comunidades.

Com a chegada de dois dos principais grupos econômicos do país - Itaúsa e Votorantim, que se juntaram à Soares Penido e à Mover Participações no bloco de controle - nossa governança fica ainda mais robusta mantendo-se a ênfase no investimento de longa duração.

Reforçamos a transparência e o nosso
compromisso com a agenda ambiental

Por seu lado, o Conselho de Administração elaborou um novo Acordo de Acionistas, reduzindo o número de membros do Conselho de Administração para 11 conselheiros. Em paralelo, estabeleceu-se com o Conselho, a garantia de exclusividade para a CCR entrar em novos negócios na América Latina, nos três modais em que já atuamos.

Em 2022 demos passos importantes para o aperfeiçoamento da gestão e nos fortalecemos, tendo por base nossa Ambição Estratégica/2025, que inclui crescimento qualificado, disciplina de capital, rígidos critérios de governança, priorização dos colaboradores, retorno ao acionista e compromissos ambientais e sociais. Somos uma força de mais de 17 mil colaboradores diretos, focados em fazer caminhos melhores e mais seguros para a sociedade. A excelência e a dedicação dessa equipe, aliada à robusta posição financeira da Companhia, permite-nos afirmar: estamos prontos para desafios ainda maiores.

Waldo Perez,
CEO interino e Diretor Financeiro
e de Relações com Investidores Grupo CCR

CCR em números

Destaques de 2022

Resumo de Desempenho

Sobre o Relatório

Sempre buscando a transparência de nossas ações, por mais um ano publicamos nosso Relatório Integrado com base nas diretrizes do GRI Standard e na Resolução CVM Nº 014 sobre Relato Integrado, apresentando, também, indicadores da Sustainable Accounting Standards Board (SASB) relacionados aos impactos de nossos negócios. Importante ressaltar que os dados financeiros estão apresentados de acordo com as normas estabelecidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Este documento contempla as informações relativas ao período entre 1º de janeiro a e 31 de dezembro de 2022 e foi discutido pela Diretoria Executiva e Comitê de Gente e ESG e aprovado pelo Conselho de Administração do Grupo CCR. Os indicadores passaram por asseguração limitada de terceira parte e o conteúdo contempla as unidades que o Grupo CCR possui controle operacional.

Priorização dos ODS
Em 2022 realizamos um processo de análise dos negócios e das práticas adotadas pela Companhia para identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como suas submetas, mais conectados e impactados por nossos negócios. O estudo mostrou que das 169 metas dos ODS, 69 (41%) estão conectadas com os negócios da CCR, sendo os ODS 5,7,8,11,12,13,16 com mais de 50% das metas conectadas.

Quadro Forte Conexão Com Negócio

Para dúvidas e mais informações relacionadas ao relatório,
entre em contato conosco pelo e-mail contato.sustentabilidade@grupoccr.com.br

Uma Empresa em Movimento

Nossa atuação em concessões de rodovias, transporte urbano e aeroportos impacta profundamente a vida de cada um de nossos clientes. Por isso acreditamos que, para estar sempre em movimento, nossos negócios devem ser pensados de forma integrada e sempre com excelência, responsabilidade, segurança e qualidade.

Com sede em São Paulo, atuamos por meio de três negócios: CCR Rodovias, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade, apoiados por uma estrutura matricial de Global Business Services, que agrega valor aos negócios do Grupo CCR. No Brasil e no exterior, somos responsáveis pela manutenção e operação de uma ampla malha de serviços de transporte. Hoje, trabalhamos na gestão e manutenção rodovias e em serviços de transporte de passageiros (metrôs, trens urbanos, VLT e barcas). No segmento de aeroportos, operamos 20 terminais em quatro países e nove estados brasileiros.

Governança Corporativa

Conselho de
Administração
11 membros
eleitos pelos acionistas

Somos uma das maiores Companhias de infraestrutura e mobilidade da América Latina e reconhecidos nos mercados nacional e internacional pela adoção constante das mais rígidas práticas de governança corporativa, que pautam uma atuação ética e transparente junto à sociedade, meio ambiente e todos os públicos que se relacionam com a CCR. Referidas práticas estão reunidas em diversos documentos corporativos, como: Estatuto Social, Programa de Integridade e Conformidade, Plano Diretor ESG, Matriz de Riscos Corporativos, dentre outros.

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Conselho de Administração 11 membros eleitos pelos acionistas

Governança ESG

Em 2021 estabelecemos uma nova governança ESG para fortalecer nossa estratégia de atuação transversal para toda a Companhia. Sob a gestão da Vice-Presidência de Governança, Riscos e Compliance, também responsável pelo tema ESG, o tema é pauta constante nas reuniões do Conselho de Administração. Com a aprovação do Plano Diretor ESG em 2021, estabelecemos uma gestão mais robusta e que contempla os 11 indicadores de desempenho definidos com base em nossos temas materiais.

Em 2022, esses indicadores passaram a fazer parte da composição da remuneração variável dos executivos e foram desdobrados para a Companhia, no qual atingimos nove das metas propostas para o ano, ficando próximo ao estabelecido nas duas não alcançadas. Durante o ano, foram realizadas diversas iniciativas, traçados planos de ação e engajamento com as áreas e líderes para chegarmos no resultado apresentado.

A Companhia segue engajada com suas Metas ESG em 2023, e visando uma estratégia mais focada realizou-se a revisão em relação ao ciclo de 2022, mantendo a consistência e compromisso com o tema ESG, sendo parte da composição da remuneração variável dos executivos e desdobradas na companhia. O acompanhamento dos demais temas também ocorre através do nosso Painel de Indicadores, disponível em https://ri.ccr.com.br/esg-indicadores/.

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Modelo de negócio

Queremos ser reconhecidos como uma empresa líder em mobilidade humana, proporcionando a melhor experiência para nossos clientes, transformando a vida das pessoas nas regiões em que atuamos e entregando retornos sustentáveis para os acionistas.

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