O ano de 2022 foi marcado pelo início da retomada econômica e a consequente
melhora
nos indicadores operacionais relacionados à mobilidade humana: o pior da crise
sanitária de Covid-19 ficou para trás, com os três modais em que o Grupo CCR
atua,
alcançando números relevantes.
Entre os principais resultados operacionais de mesma base, destaco o número de
veículos equivalentes em nossas rodovias, que apresentou um aumento de 8%, o
número
de passageiros transportados em mobilidade urbana, cujo aumento foi de 38,6%, e
o
volume de passageiros em nossos aeroportos, que cresceu 54,1%.
A unificação do Negócio Rodovias, a reestruturação do Centro de Serviços
Compartilhados/CSC e a definição de equipes de engenharia dedicadas para cada um
dos
Negócios também contribuíram para garantir maior autonomia e velocidade na
tomada de
decisões: os três – Aeroportos, Mobilidade e Rodovias - se mostraram resilientes
para cumprir a travessia com a escolha de projetos pautada pela disciplina na
alocação de capital, a qual foi essencial nessa jornada, orientados pela holding
em
seu papel de gestora de portifólio.
Depois de vencer importantes leilões no ano anterior, o ano de 2022 foi de
consolidação e fortalecimento das operações. Assumimos as novas concessões de
Aeroportos, Mobilidade e Rodovias e investimos cerca de R$ 2,7 bilhões em 2022.
Essas conquistas foram fundamentais para nosso crescimento, todas baseadas na
agenda de alocação de capital, que é central em nossa estratégia. Concluímos a
alienação de dois ativos do portfólio (Quicko e TAS) bem como anunciamos a venda
da SAMM, transações que comprovam nosso foco contínuo em gestão de portifólio.
Vale ressaltar que nossa estratégia de investimento e de crescimento continua
direcionada ao Brasil, sempre nos modais onde atuamos.
O investimento de mais de R$ 1,4 bilhão realizado pela CCR Rodovias forma parte
importante do conjunto de desafios superados ao longo de 2022. O Acordo fechado
com o Estado de São Paulo foi o maior já celebrado no programa de concessões com
grandes obras iniciadas nas regiões de Osasco e Barueri e outras já concluídas
em Sorocaba e Mairinque.
Para a recém-conquistada concessão integrada das BR-116/Dutra e BR-101/Rio de
Janeiro-Ubatuba, mantivemos a excelência de atendimento e serviços que já
existia na Dutra e, para a BR-101, além de recuperar e fortalecer encostas
danificadas já no nosso primeiro mês de operação, quando enfrentamos chuvas
torrenciais, dedicamos atenção à infraestrutura de prestação de serviços,
criando o SOS Usuário, com atendimento de socorro mecânico, inspeção de tráfego,
atendimento pré-hospitalar e serviço 0800/WhatsApp. A unidade realizou mais de
R$ 364,1 milhões em investimentos no primeiro ano e concluímos toda a
infraestrutura para o início das operações do Free Flow, o primeiro sistema de
pagamento eletrônico de pedágio sem cancelas do Brasil.
Contratação de
R$ 2,5 bilhões
em
debêntures
de infraestrutura
sustentáveis